quinta-feira, setembro 30, 2010

CINEMA

O cinema atingiu uma evolução tecnológica sofisticada e se transformou em uma da linguagem de expressão visual muito significativa para a cultura contemporânea e é considerado como uma das principais invenções cientifica - culturais para a educação, caracterizados por um conjunto de sons e imagens em movimento. Portanto é um meio de comunicação usado como um recurso didático, pois se trata de uma linguagem narrativa compostas de sucessões de espaços e tempo entre sua projeção, onde o professor poderá usar pedagogicamente, sendo ele um mediador, explorando junto com seus alunos para que o filme ganhe sentido didático, propiciando uma melhor aprendizagem, pois a imagem e a palavra compõem, elementos importantes para a fixação de idéias, conceitos, fenômenos e acontecimentos, par a compreensão das potencialidades e desenvolver projetos interdisciplinares em sala de aula, onde o aluno seja o sujeito da sua própria história. Nos últimos anos, a educação incorporou o cinema em suas práticas pedagógicas. Usar um filme como motivação, significa criar objeto de desejo que conduz o estudante avançar, despertando a curiosidade de saber mais por meio de leituras críticas de imagens levando o aluno a entender como nossas experiências e nossas identidades são socialmente construída, isto é, quando se trabalha um filme retratando acontecimentos históricos antes de trabalhar em sala de aula, possibilitando ainda ao aluno uma visualização e reflexão do filme. Porém é conveniente considerar que o diretor do filme fez um recorte da realidade e observou-a de determinados ângulos. Isso permite analisar o lugar social de quem fez a obra. Edcleverton

0 comentários :

Postar um comentário