quinta-feira, março 07, 2013

A RÁDIO NA ESCOLA: UMA PRÁTICA EDUCATIVA E EFICAZ


 ZENEIDA ALVES DE ASSUMPÇÃO
Departamento de Comunicação
Universidade Estadual de Ponta Grossa

RESUMO
O artigo aborda a relevância da Comunicação e da Educação na sociedade globalizada. A escola da modernidade não pode mais desconsiderar ou ignorar a onipresença das mídias no cotidiano do educando.

Elas se apresentam ao aluno como escola sem paredes porque são atraentes, agradáveis, envolventes, sedutoras e incondicionais, pois nada exigem de seu usuário. Procuram, apenas, seduzi-lo mediante as suas linguagens específicas. Por esta razão, a escola precisa, urgentemente, repensar o seu papel educativo frente às tecnologias da comunicação.

A autora destaca, ainda, experiências com rádio nas instituições educacionais do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, mostrando como a escola pode utilizar a rádio na sua prática pedagógica.


COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO
Nos dias de hoje já não se pode continuar pensando em uma escola encerrada entre quatro paredes e completamente desvinculada do processo de comunicação.

Volta as aulas.


Estamos de Volta!
Depende de cada um de nós: Pais, Professores e Direção neste grande desafio do nosso mundo contemporâneo com a tecnologia a nossa frente, as intervenções reais na construção do futuro que já chegou.